CBMA

Centro de Biologia Molecular e Ambiental

Centre of Molecular and Environmental Biology

Other News

Uma espécie de Bioblitz - Quantas espécies de árvores conseguimos identificar?

ecumfotos




Escola de Ciências da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, 16 de setembro, 10h-13h

No próximo dia 16 de setembro, decorrerá a atividade " Uma espécie de Bioblitz - Quantas espécies de árvores conseguimos identificar?", em parceria com o Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto “SCILIFE – Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, que tem o seu momento alto no próximo dia 29 de setembro, data em que se comemora, por toda a Europa, a Noite Europeia dos Investigadores.

Este Bioblitz tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies vegetais (árvores) numa área específica, ao longo de um curto período de tempo. Os participantes serão desafiados a desvendar “pequenos enigmas” que têm por base características das espécies vegetais. Para o conseguir, terão de percorrer o Campus de Gualtar para encontrar e fotografar a(s) espécie(s) que corresponde(m) à solução de cada enigma, com a ajuda dos nossos investigadores, num programa para toda a família!

Material necessário: Tablet/ Smartphone que permita o acesso à internet e câmara fotográfica (opcional caso o dispositivo anterior possua câmara), calçado e roupa confortável, chapéu e água.

A participação na atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia até dia 12 de setembro através do formulário disponível em https://goo.gl/forms/x4uFlyefpNWQOF922

Participe!

Cartaz em anexo »»

Contactos:

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Noite-Europeia-dos-Investigadores.aspx

https://www.facebook.com/noitedosinvestigadorespt/

 

 

 

 

Jovens que se prepararam no DB para as Olímpiadas Internacionais de Biológia conquistaram a medalha de bronze

Dois dos alunos que estiveram no Departamento de Biologia sob orientação do Doutor Rui Tavares e Doutora Teresa Lino Neto a prepararem-se para as Olimpíadas Internacionais de Biologia (Warwick, UK), ganharam medalhas de bronze. A pedido da ordem dos Biólogos, o Diogo Nascimento e Maria Marques Portela, conjuntamente com dois outros colegas, estiveram no Departamento de Biologia dois dias em Junho a prepararem-se na área da Anatomia e Fisiologia Vegetal.

 

 Veja aqui a reportagem »»

Em setembro, realizar-se-ão as Olimpíadas Ibero-americanas, que vão contar com outros 4 alunos que também estiveram no Departamento de Biologia, nos últimos dias de Julho, sob orientação do Doutor Rui Tavares, Doutora Teresa Lino Neto e da Doutora Manuela Costa na área do Desenvolvimento Vegetal.


 

XVIII Jornadas de Biologia Aplicada

BAJ2017As Jornadas de Biologia Aplicada são um evento de cariz científico repleto de palestras, workshops e outro tipo de atividades, realizado pelos alunos do terceiro ano desta licenciatura. Temos como objetivos promover as ciências biológicas, incitar o espírito crítico e o conhecimento de todos os participantes. Este ano com o mote "Biorself" pretendemos que os inscritos encontrem a sua posição na biologia, que se coloquem à prova, sigam os seus instintos em prol de uma ciência melhor.

Mais informações »»

 

IIIª Edição do Curso de Educação Ambiental e a IIª Edição do Curso de Avaliação em Educação Ambiental

eamb

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

// CURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

NOVAS EDIÇÕES


A Unidade de Educação Ambiental da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, em parceria com FORME do Grupo Múltipla Escolha, irá realizar a IIIª Edição do Curso de Educação Ambiental e a IIª Edição do Curso de Avaliação em Educação Ambiental. Ambos os cursos serão creditados pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e decorrerão no mês de novembro, em Matosinhos.
 
Curso de Educação Ambiental (IIIª Edição)
Durante este curso, os participantes irão adquirir conhecimentos que lhes permitirão estruturar uma visão global do que representa a Educação Ambiental e o seu papel na sociedade atual. Além da exploração teórico-prática de diversos fundamentos teóricos, este curso conta também com uma componente prática onde serão realizadas atividades de diferentes tipologias.
 
05 e 06 de novembro | 9h30 – 12h30 e das 14h30 – 17h30
Múltipla Escolha – Rua Afonso Cordeiro, 687, 4450-007 Matosinhos
Mais informações e inscrições aqui.
 
Curso de Avaliação em Educação Ambiental (IIª Edição)
A falta de uma avaliação estruturada tem sido apontada como uma das principais lacunas no âmbito da Educação Ambiental. Este curso visa reforçar a importância de uma avaliação adequada e explorar diversos métodos e instrumentos que poderão ser incorporados em planos de avaliação de projetos na área da Educação Ambiental.
 
26 e 27 de novembro | 9h30 – 12h30 e das 14h30 – 17h30
Múltipla Escolha – Rua Afonso Cordeiro, 687, 4450-007 Matosinhos
Mais informações e inscrições aqui.

 

Noite Europeia dos Investigadores 2016

neuropeia neuro

No próximo dia 30 de setembro, entre as 16h e as 24h, nos vários postos instalados no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, os visitantes de todas as idades poderão observar e participar na realização de experiências, demonstrações e exercícios práticos relacionados com as áreas científicas da Biologia, Biodiversidade, Física, Optometria, Nanotecnologia, Astronomia, Geologia, Ambiente, Matemática, Estatística, Computação, Química, Ciências da Comunicação, Psicologia e Enfermagem.

Pelas 21h, a Escola de Ciências da Universidade do Minho associa-se às comemorações do Ano Internacional das Leguminosas, com uma tertúlia onde se pretende aumentar a consciência pública para o papel fundamental que as leguminosas têm na segurança alimentar e nutricional, na adaptação às mudanças climáticas, na saúde humana e nos solos.

Programa detalhado disponível em:

https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/Noite-Europeia-dos-Investigadores.aspx

https://www.facebook.com/noitedosinvestigadorespt/

http://noitedosinvestigadores.org/

Mais informações através do e-mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito das ações Marie Sklodowska-Curie.

 

 

 

 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  9 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 9

Latest News

You are here: Home Other News Archive

Members' Resources